quinta-feira, 8 de outubro de 2009

E a imagem da empresa..., como é que fica?

Vez por outra me pergunto (você também?) quem deve ser o responsável por cuidar da imagem das organizações e dos produtos e serviços que as evidenciam e representam no mercado?
O Marketing? A Publicidade? A Propaganda? A Assessoria de Imprensa?
Vários setores reivindicam a honrosa tarefa. É fato.
No entanto, como é sabido popularmente, aquilo que pertence a todos, na verdade, não é de ninguém.
E assim contemplamos regularmente, não só na mídia comum como também em algumas ações de comunicação não convencionais, a deterioração e o esfacelamento paulatino daquilo que uma empresa possui de mais sagrado. Sua imagem.
Ao contrário do que muitos incautos preconizam, a imagem de uma empresa não é indestrutível.
A história contada pelo mercado está aí para comprovar.
O custo da restauração é sempre maior que o da obra original. E, tratando-se de produtos e serviços, o arranhão permanece.
O "recall" tornou-se prática.
Isso é bom para a imagem de uma empresa?
É possível fazer "recall" quando tratamos da prestação de serviços?
A má propaganda comete deslizes graves e veicula o absurdo em larga escala. Quem perde e quem ganha com isso?
São questões que merecem atenção e, principalmente, muita reflexão.
Como sugestão, indico a releitura dos manuais Relações Públicas.
Está tudo lá, para quem quiser ler.
E ver que muitos desastres sofridos por algumas marcas poderiam ter sido facilmente evitados.


Por hoje é só meus amigos.

Um comentário:

Ana Franco Netto disse...

Oi Alvaro!
muito legal seu blog, vou botar nos favoritos =)
aqui vai meu e-mail : anavfn@hotmail.com , quando quiser me mandar informaçoes ou aquelas coisas que falamos pode mandar =D brigada