quinta-feira, 1 de maio de 2008

A banalização de Princípios

O objetivo desse blog é servir como espaço de reflexão e discussão de assuntos relacionados ao campo da Comunicação. Todo conhecimento é bem-vindo. Toda a polêmica também.
Sendo assim, que tal a famosa frase de Nelson Rodrigues para dar início ao nosso papo?
Toda a unanimidade é burra.

Por analogia, neste caso, podemos intuir que "Toda a controvérsia é inteligente".
Generalização ou constatação, este parece ser o princípio básico que vem regendo o mundo das comunicações nos últimos tempos.

Valores e princípios tornaram-se sinônimos?

A última década do século passado notabilizou-se por questionar paradigmas.
Perfeito. Sou a favor. Mas será que na busca da modernidade e na tentativa de nos livrarmos
do estigma de estar, ou parecer estar, ficando velho acabamos por "perder a mão"?
Digo mais. Será que os veículos de comunicação — egressos de uma época em que o foco da comunicação era a massa — não estariam repetindo uma receita por si só anacrônica que serviria a interesses de grupos poderosos e com objetivos questionáveis.
Deixo aos amigos leitores as seguintes questões:
  • A quem poderia interessar este atual estado de coisas?

  • O quarto poder não estaria sendo manipulado?

  • O que podemos fazer para alterar este contexto?


Como já dizia o "velho guerrreiro", eu não vim aqui para explicar e sim para confundir.

Um comentário:

Marcondes Neto disse...

Caro Álvaro,

Que bom vê-lo por aqui. Esta é uma prova de que a internet também promove bons conteúdos, bons encontros e boa comunicação.

Lembremo-nos de Umberto Eco e seu ótimo livro "Apocalípticos e Integrados".

Confesso que já freqüentei os dois grupos, o que aponta para a característica "quântica" do nosso tempo atual, tão bem descrito pelo esquema mental proposto por Schrödinger, no qual o gato pode estar, ao mesmo tempo, vivo e morto, assim como a luz, que ora comporta-se como partícula, ora como onda.

Saímos do tempo do "ou isso ou aquilo" e chegamos à complexidade do "isto e aquilo".

Se ganhamos ou (êpa, quanticamente deveria ser e) perdemos... rs... só o futuro mostrará.

Em nome dos seus leitores peço, desde já, uma dica sobre a diferença entre valores e princípios - coisas que, realmente vêm sendo confundidas por aí, nos planejamentos estratégicos da vida.

E para terminar, voltando ao início; "apocalipticamente", talvez pudesse haver um engendramento por trás do atual estado de coisas na nossa área da comunicação: a concentração de poder (vide a compra da BrT pela Oi, que vai até exigir uma mudança no marco regulatório do setor de telecom), a veiculação de comerciais, como os da Aurea/Philips, integralmente produzidos no exterior (no passado a autoregulamentação da propaganda brasileira exigia locução no idioma português) e - suprasumo - a invenção de "redações jornalísticas" no âmbito das estatais brasileiras, mais interessadas em traficar influência e enganar o público que em promover qualquer comunicação interna saudável. "Integradamente", no entanto, prefiro acreditar que não há orquestração maligna, mas sim uma energia caótica que a todos nós envolve e que "dará as cartas" até o "big crunch" final.

Grande abraço e vida longa ao blog.